Uso Correto do Wrap Sling
Será que o bebê está na posição correta?
Fonte: fwbabywearing.wordpress.com
Essa é a grande dúvida da maioria das mães que atendo, mas antes de mais nada, é importante dizer que a anatomia deve ser respeitada quando colocamos um bebê no sling e respeitar a posição fisiológica trará enormes benefícios, evitando assim a compressão dos vasos sanguíneos na região da virilha e a displasia de quadril.
A principal dica é saber que o bebê deve ficar sempre na posição de sapinho (acocorado). Essa é a posição fisiológica e assim o bebê vai desenvolver uma posição ergonômica importante para seu desenvolvimento.
Então, lembre-se sempre das dicas abaixo:
- a altura correta do bebê é quando você consegue encostar seu rosto na cabecinha dele sem precisar se curvar (chamamos de "altura dos beijinhos");
- o tecido deve ser ajustado do bumbum até a nuca, a partir do momento que o bebê consegue sentar sozinho podemos baixar o pano e liberar os bracinhos;
- o tecido também deve ser ajustado de um joelho ao outro;
- as perninhas juntamente com o bumbum devem formar a letra "M" (bumbum fica baixo e os joelhos na altura do umbigo do bebê)
- a coluna deve ficar arredondada, formando um "C"
- não devemos forçar a abertura das pernas do bebê (devemos respeitar a abertura natural para o bebê permanecer em sua posição fisiológica)
- cuidado com o excesso de pano, o rostinho deve estar livre para não prejudicar a respiração.
- a melhor posição para o bebê é aquela em que ele fica com a face voltada para o corpo do adulto. Não recomendamos a posição “de frente para o mundo”, pois, além do excesso de estímulos visuais para o bebê, é a posição que mais força sua coluna, podendo influenciar no seu desenvolvimento. Se for usá-la, use durante poucos minutos com bebês que já sentam sozinhos.
0 comentários